Uniprime Cooperativa  de Crédito VOLTAR

Pensando no Futuro!

22 de Abril de 2019

Pensando no Futuro!
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Falar sobre aposentadoria, é sem dúvida um dos assuntos mais atuais. A reforma da Previdência vem sendo destaque nas TVs, rádios, jornais e mídias sociais, isso porque tem sido pauta na Câmara e no Senado.

A preocupação com o futuro, diante do atual quadro do Governo brasileiro, não é somente importante, mas totalmente necessária. A reforma que vem sendo discutida é do Regime Geral de Previdência Social, então, enquanto o Governo se preocupa com a Previdência Social, que tal pensarmos em sua Previdência Privada e quais benefícios ela pode trazer?

O Planejamento Financeiro é o mais eficiente trajeto para garantir um futuro sem sobressaltos. É primordial entendermos cada passo dele para traçar uma boa estratégia. Saber como escolher uma boa Previdência Privada é um passo importante desse processo.

Existem duas fases com as quais temos que nos atentar: a de Acumulação (contribuição ou diferimento) e a de Benefício (cobertura ou recebimento). Fique tranquilo, parece complicado, mas não é! Vamos entender melhor:

Acumulação: para definir os valores da sua contribuição mensal, o ponto de partida é saber o quanto de dinheiro você precisará para manter suas necessidades e padrão de vida atual, quando não estiver mais trabalhando. Outro ponto importante, é saber com quantos anos você quer se aposentar e quanto tempo falta para isso. Definindo isso, você terá uma ideia dos valores que precisará investir mensalmente para alcançar o seu objetivo. Vale lembrar que o quanto antes você começar a investir em sua previdência privada, melhores serão os resultados que você colherá no futuro.

Benefício: para escolher uma boa previdência, você deve levar em conta o que ela te entregará no futuro. É importante observar a rentabilidade, selecionando uma opção que se adeque ao seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.  A Previdência Privada é um investimento também considerado como um Seguro, por isso é regulamentada pela SUSEP. Sendo assim, você poderá incluir algumas coberturas como pecúlio de morte, entre outras.

Acima de tudo, é de extrema importância a escolha da administradora de seu plano de previdência, pois estamos falando de investimento de longo prazo que podem demorar 20, 30 anos ou mais, para serem resgatados. Buscar por instituições sólidas e responsáveis é primordial!

Gostaria de simular o investimento mensal que você deverá fazer para alcançar a renda desejada com a Previdência Privada? Seguem algumas ferramentas que podem te ajudar:

• Aplicativo: Simulador de Aposentadoria (disponível para Android e iOS);
• Site para simular: clique aqui.

Nas próximas semanas vamos abordar as demais escolhas que você deverá fazer, quando investir em sua Previdência Privada. Até lá!

Ficou com alguma dúvida? Gostou deste conteúdo? Gostaria de saber sobre algum outro assunto da área financeira?
Escreve pra gente, envie sua sugestão através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br


Juliana Olivieri Refundini, Gerente Uniprime. Profissional com Certificação CFP®.

COMPARTILHAR: