Uniprime Cooperativa  de Crédito VOLTAR

Na cooperativa, você também é dono!

14 de Agosto de 2018

Na cooperativa, você também é dono!
O sistema bancário tradicional é uma sociedade de capital, controlada pelos detentores dos maiores capitais, que visam essencialmente o lucro, que é destinado aos acionistas. Quando falamos sobre o universo das cooperativas de crédito, a realidade é diferente. Ao abrir uma conta, o usuário adquire uma cota e, imediatamente, torna-se um cooperado, ou seja, passa a fazer parte das decisões da cooperativa e recebe parte dos lucros (sobras) ao final de cada exercício. Um detalhe bem interessante é que todos os cooperados têm os mesmos direitos sobre a cooperativa, mesmo aqueles que adquiriram somente o valor mínimo exigido de cotas para ingressar na cooperativa. Já o recebimento das sobras é proporcional à movimentação de cada um. 

É importante salientar que o objetivo da cooperativa de crédito é gerar riquezas aos seus cooperados. Os resultados obtidos são para suportar seus custos e crescer, e tudo isso reverte em benefício ao cooperado, refletindo na redução das taxas de juros e tarifas mais competitivas.

Quer saber mais sobre cooperativismo? Todas as quintas-feiras, a Uniprime Norte do Paraná publica conteúdos sobre o tema, fique ligado em nossa página do Facebook.

COMPARTILHAR: