Uniprime Cooperativa  de Crédito VOLTAR

E os Seguros, fazem parte do seu planejamento financeiro?

03 de Junho de 2019

E os Seguros, fazem parte do seu planejamento financeiro?
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Quando falamos em seguros, o primeiro que vem à mente é o seguro do nosso carro, não é? Este tipo de seguro é o mais comum e um dos mais utilizados no Brasil. Mas o que significa exatamente contratar um seguro? Bem, quando você contrata um seguro você está simplesmente terceirizando um risco, ou seja, você paga um prêmio à Seguradora que em caso de sinistro ficará responsável por arcar com suas despesas, mas é claro que dentro dos valores e coberturas contratados.

Mais o que esse tema tem a ver com o Planejamento Financeiro? Tudo e mais um pouco! Entenda que os seguros são como garantias contratadas para o futuro. Logo são utilizados para minimizar os Riscos que você pode vir a correr. Falamos dos tipos de Riscos nos links abaixo, se você ainda não leu, dá uma conferida.

- Riscos mais comuns de Investimentos;
- Mercado de Riscos;
- Minimizando Riscos.

Analisar quais os riscos que você precisa “terceirizar” e quais tem capacidade financeira para arcar sozinho é muito importante. Vamos entender melhor?

Por exemplo, muitas pessoas tem o hábito de dizer: “para que fazer um seguro de vida se não vou utilizá-lo?”. Pois bem, a resposta é simples! Você pode vir a precisar dele a qualquer momento, todos nós estamos sujeitos a falecer, não é? “Basta estar vivo para morrer”, então, imagina se isso acontece antes que consiga garantir os estudos de seu(s) filho(s), ou ainda, quem irá sustentar a sua família? O seguro pode passar a ser o único sustento da sua casa. E se ainda não tiver formado capital suficiente para garantir tudo isso no caso de sua ausência, imagine como sua família ficaria se de uma hora para outra você não estiver mais presente? Podemos dizer que de certa maneira o seguro se torna uma reserva (ou poupança) para seus herdeiros.

Estas são apenas algumas das formas de como você pode se valer da contratação de um Seguro de Vida para diminuir Riscos e ter algumas garantias. E quanto ao controle de risco dentro do planejamento financeiro, você pode inclusive ao longo dos anos, ir diminuindo suas coberturas por estar com esses objetivos já alcançados, ou seja, se já formou o seu filho, ou se possui uma reserva grande o suficiente para garantir tranquilidade à sua família.

Este foi só um exemplo que utilizei, mas existe uma grande variedade de Seguros, cada um cumpre uma função. Veja alguns Seguros que você pode vir a fazer, além dos dois citados acima: Seguros de Imóveis, Responsabilidade Civil, Acidentes Pessoais, Seguro Saúde, Seguro Desemprego entre muitos outros. O importante é você se lembrar de que imprevistos acontecem e esse planejamento pode ser essencial para lhe garantir uma estabilidade em um momento de crise.

Gostaria de saber sobre algum assunto da área financeira? Escreve pra gente! Envie e-mail para: faleconosco@uniprimebr.com.br.

Até a próxima semana!
COMPARTILHAR: