Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#19 - PIB: o que é e para que serve?

19 de Agosto de 2019

#19 - PIB: o que é e para que serve?
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

“PIB ou Produto Interno Bruto é um indicador macroeconômico, que mede todas as riquezas produzidas (bens e serviços) dentro de um país”. Essa é a explicação mais tradicional que você lê em textos que explicam este tema. Mas aqui, vamos abordar de uma forma mais leve e simples a compreensão deste indicador e sua importância.

O que é o PIB?

Um país produz diversas riquezas em vários setores da economia como indústria, agronegócio e serviços. Em função da produção, as empresas investem, as famílias consomem, o governo gasta, enviamos e recebemos produtos de fora do país. O PIB basicamente é a soma das receitas geradas nessas atividades. Vale lembrar que PIB não se limita apenas à países, também podemos medir o PIB de cidades, estados e regiões.

Qual o objetivo do PIB?

É medir o desenvolvimento econômico de determinada região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.

Além disso, o PIB é um dos fatores utilizados para analisar a qualidade de vida da população.

Como é medido?

As principais óticas para levantamento do PIB são: o consumo de produtos e serviços, os investimentos, os gastos líquidos do governo e o volume de exportações e importações (balança comercial).

É medido em períodos determinados. As comparações de evolução do PIB são de um ano em relação ao outro, pois somente assim saberemos se houve crescimento ou não. Claro que diversos fatores são considerados neste cálculo complexo, como por exemplo a inflação, pois como vimos nas matérias anteriores, o tempo tem impacto sobre o dinheiro.

Por fim, vale ressaltar que os mecanismos de incentivo ao PIB são: a redução de juros, incentivo ao consumo, atuação do governo aumentando ou diminuindo gastos, entre outros. O IBGE é o responsável por mensurar e divulgar este indicador e utiliza parâmetros internacionais para que seja possível fazer o comparativo com a realidade de outros países.

Por tanto quando ouvir falar que o PIB cresceu, lembre-se que isso significa que o país está se desenvolvendo e gerando riquezas.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br
COMPARTILHAR:

Educação Financeira