Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#139 - Planeje-se com IPTU, IPVA e despesas escolares

10 de Janeiro de 2022

#139 - Planeje-se com IPTU, IPVA e despesas escolares

Por Juliana Refundini, profissional com Certificação CFP®

Para muitos, o ano novo é sinônimo de novos projetos, novas metas e novos sonhos. Infelizmente, para boa parte dos brasileiros é também sinônimo de desespero em razão das contas de início de ano: IPVA, IPTU, matrícula da escola das crianças, material escolar e por aí vai.

O grande erro dentro de um planejamento financeiro é não considerar essas como despesas fixas, visto que todo ano elas precisam ser pagas. Vamos relembrar aqui rapidamente do que estamos falando.

IPTU — Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, cobrado pela Prefeitura Municipal e que incide sobre todos os proprietários de terrenos e imóveis. Apesar de cobrado anualmente, ele geralmente possui uma opção de parcelamento já concedida pela prefeitura e um valor à vista com desconto. Como a prefeitura chega neste valor? É cobrado um percentual sobre o valor venal do bem, e pode variar de alíquota de acordo com cada prefeitura.

IPVA — Imposto sobre Veículos Automotores, de competência dos estados e que também é cobrado anualmente. Sendo uma alíquota sobre o valor venal do veículo, essa alíquota muda de estado para estado. Possui opções de parcelamento concedidas por cada estado.

Matrícula e material escolar — não existe uma política que regulamente essas cobranças, portanto pais e mães devem se informar muito bem com a escola de seus filhos.

Mas o que eu, de fato, gostaria de chamar atenção é que, sabendo o valor aproximado dessas despesas, que com disse não deixam de ser fixas mesmo sendo anuais, você deve em seu planejamento para 2022/23 dividir esse valor em 12 parcelas e guardá-las mensalmente. Isso facilitará muito seu início de ano, de forma que você fique somente focado em seus novos projetos.

Caso não tenha feito essa economia no ano passado, fique calmo, pois há sempre uma opção de parcelamento. Se você pode pagar à vista, dê preferência para esta categoria de pagamento já que possui desconto. Uma alternativa para obter recursos são as instituições financeiras. Fale com seu gerente, pois os bancos/cooperativas possuem linhas de crédito especificas para isso, que podem te trazer um maior conforto mensalmente.

Lembre-se de optar por no máximo 12 vezes, porque no ano que vem você terá novamente essa conta para pagar, e acumular de um ano para o outro não vai te ajudar.

Se ainda ficou com dúvidas, entre com contato conosco: contato@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS