Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#119 - 7 dicas para economizar dinheiro

23 de Agosto de 2021

#119 - 7 dicas para economizar dinheiro
Por Rodrigo Martimiano da Rocha, profissional com Certificação CFP®.

Controlar um orçamento financeiro não é simples, o assunto é muito mais complexo do que fazer contas de mais e de menos. Todos os aspectos são importantes, desde as relações familiares, os objetivos, as incertezas...

Por muitas vezes, nos pegamos refletindo sobre formas de aumentar nossas receitas. Entretanto, às vezes, algumas mudanças para reduzir despesas podem ajudar - e muito.  

Ainda pensando nos últimos artigos sobre como melhorar nossa saúde financeira, hoje comentarei um pouco sobre algumas atitudes que podem auxiliar na hora da economizar dinheiro com gastos básicos:

#1 Economia no supermercado: sempre que for às compras, dê preferência para compras de frutas da estação. Além de serem ótimas para sua saúde, as da época sempre são mais baratas em relação às outras frutas e produtos industrializados. 

#2 Sistema de energia fotovoltaica: um dos gastos que mais subiu recentemente e pesou no orçamento das famílias, foi a energia elétrica. Uma boa alternativa para diminuir esta conta é a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico. As instituições financeiras costumam financiar esta categoria de implementação, e o que você economiza de conta de luz no início serve para pagar o financiamento do sistema. Após a quitação do financiamento, você poderá aproveitar de uma boa economia nesse item. 

#3 Parede verde: uma ótima opção para diminuir o calor de dentro da residência, reduzindo assim a necessidade de usar aparelhos de ar condicionado, é a instalação de uma parede verde nos locais com maior incidência solar. Isso nada mais é do que uma estrutura vertical coberta intencionalmente de vegetação, e uma ótima opção é fazer a parede com plantas que servem também como tempero, como hortelã, manjericão, entre outros. Além da economia de energia, você terá sempre um tempero fresquinho em mãos, e ainda economizará com esses itens também no supermercado. 

#4 Reutilização de água da chuva: uma alternativa para economizar água pode ser a instalação de uma cisterna para captação da água da chuva, reutilizando-a para lavar calçadas, regar plantas, entre outras situações do cotidiano. As instituições financeiras também financiam este tipo de obra. 

#5 Portas e paredes de vidro: outra opção para economia de energia é a utilização estratégica de vidros em construções e reformas. Elas auxiliam na melhora da iluminação natural do imóvel, resultando na economia com luz artificial. 

#6 Lâmpadas de LED: efetuar a substituição de lâmpadas incandescentes por de LED é, também, uma ótima vantagem financeira. Esse modelo de lâmpada tem uma vida útil bem maior em relação às outras opções, e ainda consomem muito menos energia elétrica. 

#7 Revise suas contas de assinaturas e consumo: já tivemos um artigo inteiro sobre no canal, mas vale reforçar ser importante sempre analisar suas contas de consumo (Internet, telefonia, TV a cabo, etc.) para ver se o pacote é o melhor possível (valor x benefício). Periodicamente analise suas assinaturas (streaming de TV, plataforma de músicas, etc.) para verificar se realmente você está utilizando ou pagando algo que não faz mais sentido para você. 

Tem mais sugestão? Envia para nós em contato@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS