Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#116 - Vem aí o open banking

02 de Agosto de 2021

#116 - Vem aí o open banking
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

O mercado financeiro está sempre evoluindo e buscando novas ferramentas. A experiência que temos hoje com as instituições financeiras não é a mesma que nossos pais e avós tiveram no passado (pode perguntar para eles!). E toda evolução é como pedra lançada no vazio: não sabemos muito em que lugar ela vai parar.

Muitas inovações - que são promessas de melhorias - trazem junto outros desafios. Mas, o que nunca mudou foi a Lei da oferta e da procura, e é basicamente nisso que está baseada a novidade que está a caminho - e você já deve ter ouvido falar dela. Vem aí o Open Banking. 

Explicar como esta nova ferramenta vai funcionar não é bem o motivo que escolhi para falar no artigo de hoje. O que quero, por enquanto, é chamar a sua atenção para essa nova ferramenta, que pode ajudá-lo a realinhar seu orçamento e planejamento financeiro.

Basicamente, ao longo dos próximos meses, as instituições financeiras e cooperativas de crédito que você utiliza irão pedir autorização para ter acesso às suas informações em cada uma delas. Ou seja, haverá troca de informação entre as instituições que você se relaciona. Mas, para que isso? Para promover concorrência no mercado, a fim de melhorar a oferta de produtos e serviços para você, consumidor! 

Você poderá decidir com toda liberdade se quer que seus dados sejam compartilhados e, principalmente, com quais instituições isso acontecerá. Lembre-se que sem seu consentimento nenhum participante do Open Banking terá acesso a essas informações. 

Esse processo será realizado por etapa, e elas já estão em andamento. Para mergulhar nesse assunto, sugiro procurar fontes confiáveis, como o site oficial openbankingbrasil.org.br. 

Buscar sempre a melhor opção para você vai ajudá-lo a melhorar sua vida financeira, bem como a ter sempre opções mais competitivas - o que também vai resultar em benefícios. Fique ligado das comunicações que virão por aí de suas instituições financeiras.

E para qualquer dúvida sobre Open Banking, conte comigo: contato@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS