Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#108 - Conheça alguns tipos de empréstimos para pessoa jurídica

07 de Junho de 2021

#108 - Conheça alguns tipos de empréstimos para pessoa jurídica
Por Rodrigo Martimiano da Rocha, profissional com Certificação CFP®.

Abrir ou manter uma empresa funcionando é um desafio contínuo, independente do setor de atuação. E um dos principais pontos que requer atenção é a necessidade constante de recursos (dinheiro). A empresa precisa manter seu estoque, bancar as vendas realizadas a prazo, pagar suas despesas fixas, quitar seus impostos, realizar investimentos, e por aí vai. Fazer tudo isso com o capital dos sócios ou de investidores nem sempre é viável. E, diante disso, as instituições financeiras aparecem como grandes aliadas, e atuam como agentes financiadores a partir da disponibilização de várias linhas de crédito. Entender como utilizá-las corretamente pode ajudar muito. Por isso, hoje vamos falar sobre as principais linhas de crédito destinadas à Pessoa Jurídica.

>> FINANCIAMENTO DE BENS (imóveis, veículos, equipamentos, entre outros): esta é uma linha de crédito parcelada, de longo prazo, utilizada para investimento em ativos da empresa, e destinada para melhorias em processos e para ampliação ou redução de custos operacionais. Pode ser utilizada para compra de maquinários e equipamentos, ampliação ou renovação de frota, e até mesmo para compra ou construção de imóveis.  

O que se atentar: é recomendável que seja feito um bom planejamento, a fim de verificar a viabilidade do investimento e a capacidade de geração de um retorno financeiro que justifique sua implementação. As parcelas do financiamento devem estar dentro da capacidade de pagamento atual da empresa, sem levar em consideração novas receitas oriundas deste investimento. 

>> CONTA GARANTIDA/ROTATIVO: é um limite de crédito disponibilizado à parte da conta corrente, que fica disponível para utilização sob demanda (precisa solicitar liberação) para usar em curto prazo. Esta linha de crédito é recomendada para empresas que possuem desembolso de pagamentos com várias datas diferentes, e seus recebimentos normalmente ocorrem em uma data fixa, gerando assim descasamento entre pagamentos e recebimentos. 

O que se atentar: a empresa deve utilizar este crédito quando já possui a previsão de entrada dos recursos destinados a amortização dele. 

>> ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS: linha de crédito destinada a antecipar recebimento das vendas realizadas a prazo para seus clientes. A empresa apresenta à instituição financeira o relatório dos recebimentos futuros que possui (cheque, duplicata, créditos das vendas por cartões de crédito, convênios) e recebe o valor antecipadamente, com desconto de juros.

O que se atentar: é fundamental acompanhar sobre a inadimplência destes recebimentos, porque se algum deles não for pago pelo cliente, a empresa deve honrar com este pagamento junto à instituição financeira.

>> CAPITAL DE GIRO: crédito parcelado destinado à cobertura de despesas diversas da empresa. A linha não possui uma destinação específica, podendo ser utilizada para aumento de estoque.

O que se atentar: é importante que a parcela se enquadre dentro da capacidade de pagamento, além de ficar atento para que a situação que gerou esta necessidade de crédito não se repita no futuro.

>> CHEQUE ESPECIAL/LIMITE DE CONTA: limite de crédito disponibilizado em conta corrente para cobertura de necessidade de crédito de curtíssimo prazo. 

A que se atentar: esta linha é a mais cara disponibilizada no mercado e deve ser utilizado em emergências que logo serão sanadas. Caso a empresa necessite de utilização de crédito por um prazo maior, deve buscar outra fonte de financiamento. 

>> CARTAO DE CRÉDITO: limite de crédito disponibilizado em cartão, que pode ser utilizado para gastos com despesas fixas e, até mesmo, para compras junto a fornecedores. A vantagem do cartão é que a empresa pode centralizar o pagamento de suas compras em uma única data (vencimento do cartão) e, até mesmo, conseguir prazo (parcelamento) junto a seus fornecedores. 

A que se atentar: esta linha de crédito não possui cobrança de juros quando se faz o pagamento do valor da fatura integral na data de vencimento, sendo um grande aliado para o fluxo de caixa. Porém, deve-se manter um controle rigoroso dos gastos para evitar surpresas no momento que chegar a fatura. 

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de empréstimos para Pessoa Jurídica? Continue acompanhando nosso canal para mais dicas e, caso tenha dúvidas, escreva para: contato@uniprimebr.com.br.

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS