Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#107 - Agora é a vez do empréstimo: aliado ou vilão?

31 de Maio de 2021

#107 - Agora é a vez do empréstimo: aliado ou vilão?
Por Rodrigo Martimiano da Rocha, profissional com Certificação CFP®.

Para muitas pessoas, ainda existe uma ideia precipitada de que fazer uma operação de crédito é sinônimo de que algo na sua vida financeira não está indo bem, mas isso não é necessariamente verdade. Quando bem planejado e escolhendo a linha correta, o empréstimo pode ser um grande aliado para realizar seus objetivos de vida ou solucionar alguma dificuldade pontual. O mercado oferece uma gama enorme de linhas de crédito, e hoje vamos falar sobre as principais delas destinadas à Pessoa Física. 

Financiamento imobiliário/crédito habitacional: esta linha de crédito é destinada a quem deseja comprar ou construir um imóvel, seja residencial ou comercial, tanto para utilização própria ou para gerar renda de aluguel. Pode ser utilizado também para compra de terrenos. Normalmente, é a linha de crédito com os menores juros do mercado, e o prazo total para pagamento pode superar os 20 anos. 

O que se atentar: verifique se a taxa ofertada é fixa ou se é atrelada a algum índice de correção (o que é mais comum). Caso for atrelada a um determinado índice, entenda como se comporta este índice para se programar. Este tipo de financiamento permite antecipação de parcelas com desconto de juros, ou seja, sempre opte pelo maior prazo possível para garantir um desembolso mensal menor e, sempre que possível, antecipe parcelas conforme seu fluxo financeiro.  

Financiamento de veículos: crédito parcelado destinado à compra de veículos automotores de todos os portes, desde motocicletas até caminhões. Os prazos chegam até 48 meses (em média), mas algumas campanhas ou condições especiais podem levar estes contratos para até 120 meses. 

O que se atentar: quanto maior o percentual do veículo a ser financiado, maior será a taxa cobrada. Por isso, é importante sempre se programar para dar uma boa entrada na compra. Além disso, o ano do veículo também interfere na taxa, então opte por veículos mais novos ou zero Km. A oferta deste tipo de crédito é abundante: quando for efetuar a cotação para contratar o financiamento, não se atente apenas a taxa, mas também compare o valor das parcelas oferecidas, pois vários agentes oferecem taxas baixas, porém embutem custos no contrato que elevam muito o valor das parcelas. 

Financiamento de cursos/crédito estudantil: esta linha de crédito é destinada ao investimento em cursos de formação e/ou especialização, e os prazos mais comuns variam de 24 a 60 meses. 

O que se atentar: por mais que o curso seja destinado para uma melhoria profissional (que geralmente lhe proporcionara um aumento de renda), sempre encaixe o valor das parcelas na sua realidade atual, evite considerar este aumento de renda (que pode ou não vir com a formação) para pagamento das parcelas.   

Cheque especial/limite de conta: crédito disponibilizado na própria conta corrente destinado a cobrir desencaixes de pagamentos e recebimentos de curto prazo. 

O que se atentar: é o tipo de crédito mais caro do mercado, portanto utilize apenas para emergências que serão cobertas em curtíssimo prazo, não faça utilização continua deste limite. Em caso de necessidade contínua de crédito, se programe para utilizar outras linhas mais baratas. 

Crédito parcelado: linha de crédito sem destinação específica, pode ser utilizado para pagamento de uma viagem, cobrir despesas extras ou para ajustar fluxo de caixa. O prazo da linha pode variar de 1 a 60 meses. 

O que se atentar: enquadre o valor da parcela dentro do seu fluxo de caixa com folga. Quando for utilizar a linha para pagamento de despesas, assegure-se de que o motivo de estar precisando do crédito tenha sido resolvido, senão uma solução no curto prazo pode virar mais um problema financeiro no longo prazo.

Espero que as informações tenham ajudado a entender mais sobre as linhas de crédito e o uso consciente delas. Se ainda ficar com dúvidas, não deixe de nos escrever em: contato@uniprimebr.com.br.

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS