Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#91 - Como melhorar a rentabilidade do seu dinheiro em renda fixa?

01 de Fevereiro de 2021

#91 - Como melhorar a rentabilidade do seu dinheiro em renda fixa?
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

A primeira reunião de 2021 do Copom (Comitê de Política Monetária), que aconteceu no dia 21 de janeiro, foi marcada pela decisão de manter a taxa Selic nos atuais 2% a.a., mesmo com os índices de inflação subindo nos últimos meses - os juros continuam no menor patamar desde 1996.

Se, por um lado, os juros baixos geram oportunidades de tomada de crédito e aquisições mais satisfatórias e baratas, por outro lado seu dinheiro tem dificuldade em se multiplicar como antes. 

Mas, será então que a saída é buscar investimentos com mais risco? Sinceramente, isso é para poucos e, principalmente, para percentuais muito pequenos de seu patrimônio. Lembra que já falamos aqui no canal sobre perfis e percentuais mais adequados para estes investimentos? (Se não lembrar, não tem problema, as matérias estão todas salvas aqui no canal).

Voltando ao assunto, o mercado de renda fixa tem também buscado ficar mais atrativo, e alguma instituições têm oferecido opções de investimento de longo prazo com ótimas taxas. As remunerações neste perfil são geralmente atreladas à Selic, o que significa que, se houver mudança no cenário econômico e a taxa Selic subir, a rentabilidade de seu dinheiro vai junto! É bem verdade que, para investir seu dinheiro, você deve sempre - e em primeiro lugar - analisar os riscos que o envolvem e, nesse sentido, o risco da instituição financeira onde você está colocando seu dinheiro é muito importante! Não caia em armadilhas simplesmente por estar atraído pela remuneração.

Opções de investimentos com isenções de impostos também melhoraram sua rentabilidade e te a ajudam na hora da multiplicação. Exemplos: LCI, LCA e outros. Fundos de investimentos em renda fixa também podem fazer parte de seu portfólio de investimentos, porém confira sempre os percentuais de investimento em risco que este fundo pode aplicar, bem como as taxas de administração (entre outras) que podem ser cobradas e acabar prejudicando sua rentabilidade.

O mais importante de tudo é estar seguro de que o investimento que está escolhendo é o mais correto para você, em virtude dos prazos e de outros detalhes, bem como os riscos que os envolvem.

Como você pode ver, mesmo em tempos de taxa Selic baixas, seu dinheiro pode render bem e com segurança. 

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? 
Fale com a gente através do e-mail: contato@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS