Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#90 - Lar doce Lar

25 de Janeiro de 2021

#90 - Lar doce Lar
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Todos nós, em algum momento da vida, paramos para pensar: vale a pena financiar meu imóvel ou é melhor guardar dinheiro para pagá-lo a vista? Bem, a resposta é complexa pois depende muito do seu perfil e da sua capacidade para guardar dinheiro. 

Muitas vezes, nos organizamos para o futuro e constituímos poupanças para nossos sonhos, mas eles demoram a chegar! O crédito imobiliário passa, então, a ser uma ferramenta que você pode usar para acelerar a realização do sonho. 

Para buscar este tipo de crédito no mercado, é preciso tomar algumas precauções, como entender bem qual é a taxa que remunera seu contrato, além de saber com base em qual indicador (como Selic, IPCA, entre outros) é essa taxa. Vale lembrar que o crédito imobiliário é sempre composto parte por uma taxa fixa ao ano, parte por um indicador (de reajuste), já que são créditos de longo prazo.

A dica é analisar muito bem qual é o momento que sua família vive: é, de fato, o melhor momento para assumir um crédito de longo prazo? E mais: fixar sua moradia no local escolhido será apropriado para vocês?

Desde o ano passado, o mercado de financiamento imobiliário está aquecido, muito em virtude da queda na taxa de juros. Mas, você sabe por que esse crédito também ficou mais em conta? As instituições financeiras precisam fomentar suas carteiras de crédito e a concorrência acirrada entre elas beneficiaram a queda. 

Também é verdade que, historicamente, em momentos de crise, muitos investidores buscam imobilizar seus investimentos por receio quanto às incertezas do cenário. Este movimento aumenta significativamente a procura por imóveis. Por outro lado, a alta oferta no mercado imobiliário resulta na queda do preço, tornando a opção de aquisição de seu imóvel muito mais viável. 

Em outras palavras: uma tempestade perfeita.

Diante deste cenário, você pode neste momento conseguir taxas muito mais atrativas, ao mesmo tempo em que o preço do imóvel do seu sonho fica mais acessível, fazendo com que a parcela do financiamento caiba no seu bolso.

Lembre-se de organizar suas finanças, contando com as novas despesas que o novo imóvel vai lhe trazer, como a parcela em si do financiamento, mais impostos, seguros e manutenções. 

É claro que pagar um imóvel a vista sempre é a melhor opção, porque te dá o famoso poder de barganhar no preço. Mas, como nem sempre queremos ou podemos esperar até acumular este valor, o crédito imobiliário é um benefício excelente – e, agora, estamos em um ótimo momento para isso.
Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: contato@uniprimebr.com.br
COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS