Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#87 Ano Novo, hora da virada!

04 de Janeiro de 2021

#87 Ano Novo, hora da virada!
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Bem, um novo ano se inicia e com ele a inspiração para fazer novos planos, renovar a vida, mudar os rumos e definir novos objetivos. Que tal aproveitar essa época de renovação e criar novos hábitos, começando pelo planejamento das suas finanças? Isso inclusive pode ajudá-lo a alcançar os seus novos planos mais rapidamente. Vamos lá?

Passo 1º: defina um objetivo que você queira atingir em até 6 meses, como por exemplo, trocar de celular. E outro objetivo que seja mais para o final do ano, como aquela viagem que você vem sonhando!

Passo 2º: uma vez definido os objetivos de curto prazo para 2021, vamos pensar em sua aposentadoria. Se você já possui um plano de previdência, ótimo! Caso contrário, pense no valor mensal que será necessário para você viver bem depois que parar de trabalhar, que seja mais ou menos sua renda hoje ou um pouco mais. Pegue esse valor e divida por 0,004 (que é a rentabilidade de seu dinheiro). Ex: R$ 10.000,00 / 0,004 = R$ 2.500,00, este valor é o que você precisará para ter uma renda vitalícia.

Passo 3º: organize suas despesas atuais, adote uma planilha para lançar suas despesas fixas e variáveis. Você vai ter noção de quanto precisa para sua alimentação, para seus estudos, suas despesas com combustível, despesas de casa, entre outras.

Passo 4º: munido dessas informações, confira se seu orçamento está adequado, com uma proporção em que até 50% da sua renda seja para despesas, 30% você vai dividir para investir em seus projetos ou pagar algum tipo de financiamento, e 20% para você relaxar e aproveitar o que a vida tem de bom.
Claro que montar seu planejamento financeiro, envolve muitos outros aspectos como escolher um portfólio de investimento, análise de riscos e maneira de minimizá-los. Mas se você conseguir implantar estes 4 passos em sua vida para 2021, você vai ver como suas preocupações diminuirão e você poderá ter mais tranquilidade, pois estará poupando e organizando para que seja recompensado com o passar do tempo. 

Feliz 2021! Planejando se vai longe!

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: contato@uniprimebr.com.br 

(Texto republicado. Publicação original em 06 de janeiro de 2020).
COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS