Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#67 – Tudo sobre consórcio

10 de Agosto de 2020

#67 – Tudo sobre consórcio

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Já imaginou realizar seu sonho – mesmo sem ter construído uma reserva financeira para isso – e sem pagar juros? Sim, este cenário é possível! Não se trata de nenhum milagre financeiro, mas sim de um produto muito tradicional no mercado: o Consórcio. 

Consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas com um objetivo comum, chamadas de cotistas, que contribuem mensalmente com um valor estipulado, para aquisição de um determinado bem. Até o final do prazo contratado, todos os integrantes do grupo são contemplados com o valor total da carta adquirida, com a finalidade de aquisição de um carro, por exemplo, ou de uma casa, ou de outro bem (há inúmeros tipos de modalidade de consórcio).

Os consórcios são geridos por administradoras de consórcio devidamente regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. É importante dizer isso para que você tenha segurança na hora de investir o seu dinheiro, afinal são essas as garantidas de que você não está comprando peixe e levando lebre.

Agora, você deve estar se perguntando se é necessário esperar muito tempo para receber o valor adquirido. Vamos lá: você pode ser contemplado no consórcio de duas formas. A primeira é por sorteio; neste caso, você precisa contar com a sorte. A outra é por meio de lances, ou seja, mensalmente é possível oferecer um valor de lance, que será liquidado de sua carta de crédito e, assim, você pode resgatá-la imediatamente; leva quem der o maior lance, exatamente como em um leilão. 

O lance é uma forma de você antecipar o seu sonho. Se você tem uma reserva pequena, pode utilizá-la para isso. Existe, ainda, a opção de lance embutido em que você contrata, por exemplo, uma carta de crédito de R$ 100.000,00, com um lance embutido de R$ 25.000,00 que liquidará parte de sua carta. 

Bacana, não é mesmo? O consórcio é um produto versátil. 
Mas então você faz tudo isso sem pagar nada de juros? Juros você realmente não paga, cada consórcio possui uma taxa de administração, ou seja, um percentual sobre o valor escolhido, que fica para administradora e ela utiliza para cobertura de custos, etc. 

Também fazem parte do cálculo de sua parcela um valor que chamamos de fundo de reserva, que nada mais é do que um valor pequeno, cobrado de cada cotista, para cobrir qualquer eventual prejuízo ou inadimplência do grupo. Ao final, este valor pode voltar para você caso nada de anormal tenha ocorrido. 

Espero que tenham gostado e compreendido! Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail faleconosco@uniprimebr.com.br. 

Boas realizações para você!
COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS

INFORMAÇÃO E CONTEÚDO!

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail? Cadastre-se!