Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#65 – FAMÍLIA UNIDA EM TEMPOS DE CRISE

27 de Julho de 2020

#65 – FAMÍLIA UNIDA EM TEMPOS DE CRISE
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Em meio a pandemia, estamos vendo os nossos negócios e famílias sofrendo com a queda de receita e sem saber por quanto tempo. E, claro, há muita preocupação sobre como proteger o dinheiro nestes tempos de crise. 

O artigo de hoje tem o propósito de auxiliar você a encontrar um caminho mais seguro e conciso financeiramente.

Alguns hábitos são recomendados, como: anotar seus gastos, definir seus objetivos e planejar seu futuro, a fim de ter um caminhar de vida sem sobressaltos. Uma boa ideia é, também, introduzir tudo isso ao mundo de seus filhos, preparando os pequenos para que se tornem adultos conscientes de suas finanças e de seus passos para o futuro.

Você já pensou que todo esse equilíbrio pode ser muito mais proveitoso se trouxermos esse planejamento para dentro de nosso lar? Ou seja, tornar o Planejamento Financeiro, um plano de toda a família, envolvendo todos em prol de um benefício comum.

Problemas financeiros podem ser o estopim para outros problemas muito maiores, como desavenças e desentendimentos dentro de sua casa. O momento de crise e recessão que estamos vivendo traz ainda mais turbulências e inseguranças para grande parte dos lares brasileiros. Uns responsabilizam os outros pelos problemas que estão enfrentando. 

Os impactos da COVID-19 na economia do país reforçam a importância do planejamento financeiro familiar. Dificuldades financeiras todos passamos, mas a forma que a família como um todo vai enfrentar esse problema pode fazer toda a diferença. Afinal, a união faz a força! São exatamente nestes momentos que devemos apoiar uns aos outros, para sair desta situação.

Neste contexto, podemos entender o Planejamento Financeiro como ferramenta para uma transformação do bem-estar social, que visa:
• facilitar o entendimento das reais necessidades da família:
• identificar as principais despesas e o que pode ser cortado;
• detalhar quais hábitos a família tem que não são saudáveis e precisam ser mudados;
• planejar como alcançar os objetivos traçados por todos;
• antecipar problemas, para que suas soluções sejam mais precisas e rápidas.

Além é claro de unir toda a família em volta de um bem comum. 
Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

(Texto adaptado. Publicação original em 14 de Outubro de 2019)

COMPARTILHAR:

Educação Financeira