Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#60 – Por dentro do investimento: Letra Financeira

22 de Junho de 2020

#60 – Por dentro do investimento: Letra Financeira
Mais uma semana se inicia e com ela a energia de renovação, de recomeço e aprendizado contínuo. Precisamos estar constantemente em processo de atualização, e esse é um dos objetivos deste canal, por isso temos falado frequentemente sobre mudanças, sobre se planejar para a vida, de forma que este planejamento seja coeso com nossos desejos e objetivos.

Recentemente falamos sobre alguns produtos de investimentos, e muitos deles que ainda são pouco conhecidos pela população em geral, porém, já há muito tempo presente no mercado financeiro e utilizado por investidores, principalmente administradores de fundos e gestores de grandes carteiras.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a LF (Letra Financeira), muito utilizada para diversificação de carteira de investimento, como opção de produto de renda fixa de longo prazo, um ótimo investimento que lhe permite ganhos acima do CDI.

A Letra Financeira nada mais é que um título emitido por bancos ou cooperativas de crédito para captação de recursos, por este motivo conhecer a instituição da qual você está adquirindo este produto, bem como conhecer sua classificação de risco é muito importante para seus investimentos. A LF não possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.

Por se tratar de um investimento de médio/longo prazo, lembre-se de estar com seu planejamento financeiro em dia, para que a alocação de recurso seja adequada ao seu planejamento. Quando falo de médio/longo prazo, estou me referindo à carência de resgate deste tipo de investimento, que é de no mínimo 2 anos. Justamente por este motivo, este ativo remunera seus investimentos em taxas acima do CDI.

Seu funcionamento é muito semelhante ao de um RDC ou CDB, onde você “empresta” seus recursos à instituição financeira, que se compromete em devolver este recurso acrescido de juros, previamente acordados, ao final do prazo contratado.

Este investimento é indicado para quem já possui sua reserva de emergência investida em produtos com liquidez, de forma que a carência que o produto possui, não irá comprometer seu planejamento financeiro.

Algumas regras desse produto, podem variar conforme a instituição que oferece, tais como: investimento mínimo, prazo, rentabilidade, entre outros. Assim como existem Letras Financeiras que podem ser pré-fixadas, pós-fixadas e atreladas a índices, como o de inflação. Se não está familiarizado com estes termos, clique aqui e acesso o artigo do nosso canal para você relembrar. É importante sempre comparar e buscar o melhor custo benefício para seus recursos!

A tributação é outro benefício do produto, pois apesar de seguir a tabela regressiva da Receita Federal, sempre terá a menor alíquota de IR possível, devido ao seu prazo/carência para resgate.

Espero ter ajudado! Bons investimentos! Para semana que vem vamos abordar a LCI, então, até lá!

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Educação Financeira