Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#58 - A consciência de poupar

08 de Junho de 2020

#58 - A consciência de poupar
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Semana passada falamos sobre boas práticas para se replanejar nos momentos de crise. Hoje, proponho a vocês não só a refletir, mas também a agir em busca de obter equilíbrio financeiro mesmo nestes momentos.

A primeira etapa para conseguir começar a poupar, é ter consciência sobre qual é a sua renda e quais são as suas reais necessidades. Saber como você está gastando o seu dinheiro, é tão ou mais importante do que saber quanto você ganha! 

O passo seguinte, é viabilizar sobras. Como assim, sobras? Nada mais é, do que fazer exatamente o inverso do que descrevi acima. É gastar menos que o seu orçamento permite, com o objetivo de preservar uma parte do recurso e direcioná-lo para um investimento.

Muitas pessoas argumentam que não têm renda suficiente para começar a investir. Mas será que o seu estilo de vida está condizente com a sua renda? Por isso, tomar consciência de qual é a sua real necessidade e até onde você pode gastar, é fundamental para viabilizar as “sobras” que comentei a pouco. 

Uma regrinha fácil para ajudá-lo a definir quanto da sua renda você deve investir mensalmente, é a do 50-20-30 a qual citamos no artigo #41 da nossa coluna. Se você não lembra, clique aqui para acessar o conteúdo. Mas de qualquer forma, vamos refrescar sua memória... É assim, você divide sua renda em 3 partes: 50% são para as despesas fixas, 20% destinados a investimento e/ou pagamento de dívidas financeiras e 30% reservados para seus gastos variáveis, tais como passeios, diversão, compras, entre outras coisas.

Certo, mas e se você não conseguir destinar 20% neste momento? Sem problemas, entenda que o importante é ter em vista que poupar é necessário para ter uma vida financeira próspera e equilibrada, ainda que você comece com 5% ou 10% de seus ganhos mensais. Comece a poupar agora mesmo, independente do valor que poderá dispor e colherá esses frutos no futuro!

O melhor investimento que você pode fazer é guardar dinheiro! Parece retórico, mas é simples e fundamental, pois ao investir o seu dinheiro você investirá em si próprio e em seu futuro, assegurando inclusive, que você tenha melhores oportunidades e conquiste sua liberdade financeira. Tendo você acumulado reservas, em determinados momentos oportunidades surgem, e você estará preparado para elas. 

Entender a lógica e a dinâmica do mercado financeiro, também será muito importante para que você faça as melhores escolhas, como também, as mais adequadas ao seu perfil e objetivo de investimento. Lembre-se que você é o senhor de seu destino e, por mais que você diga que sua renda não é tão grande assim, não será desculpa para não se planejar e iniciar seus investimentos. Colha no amanhã o que você está poupando e plantando hoje!

O assunto “mercado financeiro” para algumas pessoas ainda é de difícil compreensão. Mas não é tão difícil assim! Sugiro a você que navegue em nosso canal, garanto que sua visão de mercado financeiro ficará mais clara e fácil. Envie também suas perguntas e dúvidas. 

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Educação Financeira