Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#50 - Ainda falando sobre melhores práticas em investimentos

13 de Abril de 2020

#50 - Ainda falando sobre melhores práticas em investimentos
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Atentos ao atual cenário, nas últimas semanas abordamos temas para contribuir para escolhas mais conscientes na hora de investir. Para minimizar seus riscos e evitar frustrações em períodos de dificuldades como o atual, é importante escolher investimentos com a liquidez adequada, para que quando você precisar deste recurso, ele esteja disponível. 

Falamos aqui há um tempo, sobre alguns tipos de risco em investimento como: Risco de Crédito, Risco de Liquidez, Risco de Mercado. Vamos relembrar um pouco deles, pois neste momento é muito importante saber a quais riscos seu investimento está exposto.

- Risco de Mercado: se trata do risco de desvalorização do seu recurso ou bem mediante fatores externos. Por exemplo, os investidores em ações, que com a chegada do Corona vírus ficaram expostos a este Risco, pois a crise trouxe incerteza ao mercado, fazendo com que as empresas se desvalorizassem;

- Risco de Liquidez: é o risco que se corre ao investir em produtos ou bens que não lhe permitirão resgatar ou reverter em dinheiro rapidamente. Por exemplo, as aplicações com carência de resgate. Se você aplicou equivocadamente sua reserva de emergência em um produto que não seja possível resgatar o dinheiro rapidamente e em sua totalidade, você pode ter problemas;

- Risco de Crédito: é o risco de você não receber de volta seu investimento, como por exemplo, as debentures, que são títulos de dívida de uma empresa. Corre-se o risco de essa empresa não honrar no vencimento de seu título com o valor acordado. 

Cada dia mais conhecer seus investimentos e disposição de sua carteira de investimento, vão te ajudar a não se complicar e passar tranquilo por momentos inesperados como este.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? 
Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br
COMPARTILHAR:

Educação Financeira