Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#47 - Como o coronavírus está desestabilizando os mercados mundiais

16 de Março de 2020

#47 - Como o coronavírus está desestabilizando os mercados mundiais
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

O pânico que temos visto nas bolsas de valores de todo o mundo tem motivo: o coronavírus (COVID 19). Mas como uma epidemia, recentemente classificada como pandemia pela OMS, tem o poder de atingir a economia mundial?

Em eventos passados, quando houve uma queda na demanda da economia chinesa, muitas empresas que exportam para eles tiveram seus faturamentos reduzidos, principalmente o mercado de commodities. Outro fator que atinge milhares de empresas no mundo todo, são os setores que terceirizam sua produção, justamente no mercado chinês onde o custo com mão de obra e produção são reduzidos.

Com cidades inteiras em quarentena, pode se imaginar a instabilidade que se instalou em todos os mercados, até mesmo no turismo que agora sente os efeitos de desaceleração. No Brasil, não foi diferente! Hoje a pandemia está em todos os continentes e vem causando paralisações, redução de consumo e instabilidade nas bolsas de todo o mundo. O que esperar desta pandemia que agora se instalou em nosso país, ainda é economicamente imprevisível. Difícil dimensionar em meio ao aumento de casos e medidas anunciadas pelas autoridades.

Mas calma, não precisa entrar em pânico. Este momento é de agir com cautela e mais do que nunca, se planejando. Logo se percebe a importância de você ter constituído sua reserva de emergência, pois como o próprio nome diz, são para emergências.

A diversificação de sua carteira, que também é uma dica que falamos bastante por aqui, compensará alguma perda que você venha a ter. Os investimentos que mais têm sofrido são ações e alguns fundos de ações.

Os investimentos de longo prazo, como previdência e outros papéis que você tenha reservado para projetos mais longos, podem até vir a sofrer no momento, porém, no longo prazo isso tende a ser revertido. Mantenha a calma e constância em seus investimentos, tenha em mente suas metas bem definidas, para atravessar este momento que espero passar em breve.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br


COMPARTILHAR:

Educação Financeira