Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#46 - Meu dinheiro rendeu! Foi pouco ou muito?

02 de Março de 2020

#46 - Meu dinheiro rendeu! Foi pouco ou muito?
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Em nossa ultima conversa do mês passado, falamos sobre tipos de juros, pré ou pós fixados. Mas como saber se estou realmente ganhando com o juro contratado?

As vezes fica difícil dizer, por exemplo, se a taxa Selic que hoje está em 4,25% é pouco ou é muito. Mas então como vou medir este ganho?

Essa relação entre os juros do seu investimento e o ganho efetivo, se chama juros real, ou seja, quanto realmente eu estou sendo remunerado e meu dinheiro vem crescendo. Ficou confuso? Calma, vamos esclarecer.

Já reparou que a água de uma piscina mesmo que não seja utilizada, tem que ser reposta quase que diária ou semanalmente? Isto porque a água evapora e para manter o nível adequado, você tem que repor a água. É mais ou menos o mesmo efeito da inflação sobre seu dinheiro, você para manter seu nível (ou poder) de compra, tem que repor o dinheiro, reajustá-lo! O que você ganha depois desta reposição de valores, que é o que realmente te deixa mais rico.

Todos os meses o IBGE divulga a taxa de inflação do período, chamado de IPCA ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, inclusive temos uma matéria falando deste índice aqui no canal, confira aqui. Mas o que exatamente a inflação influencia em seu dinheiro? A inflação vai lhe dar a noção exata de quanto seu dinheiro se desvalorizou no tempo. Quando no começo do mês 10 reais tinham um certo poder de compra, e no final do mesmo mês já não se consegue comprar as mesmas coisas pelo mesmo valor, ou seja, seu dinheiro se desvalorizou.

A taxa de juros real então é a medida que temos para dizer se meu dinheiro rendeu pouco ou muito, já que ele é a diferença do juros nominal (contratado) e a inflação do mesmo período. Então simplificando:

Juros Real = Juros Nominal – Inflação

Como você pode ver, deixar o dinheiro embaixo do colchão, definitivamente não é uma boa opção, pois pode até não parecer, mas você vai estar ficando mais “pobre”! Faça sempre esta comparação para ver se realmente você está tendo um ganho real, ou se simplesmente você está recuperando seu poder de compra. Fique de olho, e bons investimentos! 

COMPARTILHAR:

Educação Financeira