Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#35 - O que é o Índice Bovespa?

09 de Dezembro de 2019

#35 - O que é o Índice Bovespa?
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Em tempos de Selic baixa, o mercado se movimenta para apresentar alternativas de investimento mais atrativas que os de Renda Fixa. Os assédios dos consultores de investimento e corretoras aumentam, assim como a curiosidade dos investidores, que começam a buscar por novas opções, inclusive na Renda Variável.

É por isso que quero falar com vocês hoje sobre um índice que tem grande representatividade para quem investe em Renda Variável. E que quando sobe, é muito comemorado por todo o mercado financeiro, já quando cai, gera uma boa dor de cabeça. É o Índice Bovespa também conhecido como Ibovespa, o principal indicador do mercado de ações, que é calculado em nossa bolsa de valores, a B3. Ele é o termômetro do mercado de ações e acompanha a evolução média das cotações das ações negociadas diariamente na bolsa. Mas você sabe o porquê disso e como este índice é composto?

Este cálculo é capaz de medir como está a valorização ou desvalorização das ações das empresas listadas na B3, servindo como indicador médio do comportamento do mercado. O índice nada mais é do que uma carteira teórica de ações listadas da bolsa. Ou seja, quando os noticiários informam que o Índice Bovespa subir 3%, significa que, em média, as ações das empresas que compõe o índice subiram 3%.

Por fim, espero que eu tenha ajudado a esclarecer o que é o Ibovespa e o que ele representa para o mercado! E lembre-se, todo investimento deve ser analisado, pois em investimentos não são somente as rentabilidades que devem ser consideradas. Aliás, uma máxima do mercado financeiro é de que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.  Analise o risco do investimento, o prazo e principalmente a adequação dele ao seu perfil e à sua finalidade.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Este conteúdo foi útil para você?

VEJA TODOS OS ARTIGOS

INFORMAÇÃO E CONTEÚDO!

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail? Cadastre-se!