Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#30 - Seguro Viagem

05 de Novembro de 2019

#30 - Seguro Viagem
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Na semana passada falamos sobre a importância de se planejar para conseguir tirar nossos planos de viajar do papel e para não passar dificuldades durante a viagem. Além disso, se você tem seguido nossas dicas de planejamento financeiro desde o início, você já deve ter um fundo de reserva específico para viagem.

Geralmente colocamos em nossos orçamentos de viagens despesas corriqueiras como passagens, alimentações, hospedagens e reservamos um valor para possíveis despesas extras que possamos precisar durante a viagem. Mas será que esse valor destinado para despesas extras será suficiente?  

Já imaginou sofrer um acidente viajando? Você pode precisar de atendimento médico, atendimento esse que em outros países raramente são oferecidos gratuitamente para turistas. Como ficaria sua vida financeira se você estivesse na Europa, por exemplo, e tivesse que pagar estas despesas em euros? Ou se sua bagagem extravia e você tem de comprar roupas novas até localizarem a sua mala? O prejuízo seria enorme, não é mesmo?

Para se resguardar destas e outras situações, você deve contar com o Seguro Viagem, que vai lhe dar segurança e tranquilidade para viajar. Aí você pode se questionar: mas para que vou ter mais esse gasto, se me encontro bem de saúde hoje? Atenção, em matérias anteriores comentei sobre a importância de utilizar seguros para se planejar, pois esta “despesa” hoje pode significar sua tranquilidade amanhã. 

E afinal, como funciona o Seguro Viagem? Ele pode ser contratado com diversas finalidades, a mais conhecida delas é para cobertura de despesas em caso de doença ou acidente, ou ainda o extravio de bagagem, porém, possui muitas outras coberturas como a extensão aos dependentes, ou no caso de uma longa internação, despesas jurídicas, pagamento de fiança antecipada, entre outras. 

Você pode contratar o Seguro Viagem direto com corretoras de seguros, com sua cooperativa de crédito ou banco. Alguns cartões de crédito, principalmente os de maior status como é o caso do Black e Platinum, oferecem esse tipo de cobertura, cada um com suas especificidades. Verifique atentamente as regras de contratação deste seguro, pois em alguns casos você só terá cobertura se comprar a sua passagem com o seu cartão ou ao menos efetuar o pagamento da taxa de embarque. Ainda vale ressaltar que não há uma regra de cobertura pronta e nem de contratações para cada cartão, você deverá verificar as informações com muita atenção junto ao seu gerente.  E o mais importante, dependendo da cobertura, você pode optar por utilizar o Seguro que seu cartão oferece, mas também pode contratar um Seguro de Viagem extra.

Viajar e aproveitar as coisas boas da vida é fundamental. Planeje-se para não ter dor de cabeça e não voltar da viagem dos sonhos falido. 
 
Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

COMPARTILHAR:

Educação Financeira