Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#22 - O Planejamento Financeiro beneficia o seu Cadastro Positivo

09 de Setembro de 2019

#22 - O Planejamento Financeiro beneficia o seu Cadastro Positivo
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

O Cadastro Positivo nada mais é do que um banco de dados que reúne todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem histórico positivo de pagamentos de seus compromissos financeiros, ou seja, que pagaram suas contas em dia. Apesar de ter sido criado em 2013, o Cadastro Positivo não ganhou muita adesão nos últimos anos e foi por isso que este ano, o Senado aprovou um projeto que inclui automaticamente os bons pagadores na lista do Cadastro Positivo, sem a necessidade de uma autorização prévia, como era necessário antes.

A proposta do Cadastro Positivo é beneficiar os bons pagadores com uma avaliação mais completa e individualizada, já que leva em consideração todo o histórico de pagamento. Fazendo parte do Cadastro Positivo, você pode ampliar seu relacionamento com as instituições financeiras, conseguindo inclusive, melhores condições para acesso ao crédito.

Se você vem utilizando nossas dicas para o seu Planejamento Financeiro e já conseguiu organizar suas finanças, é bem provável que fará parte do Cadastro Positivo. Afinal, este banco de dados é alimentado com informações de pontualidade de pagamento das suas contas, como água, luz, TV a cabo, parcelas de financiamentos, cartões de crédito, limites, entre outros.

Outro ponto interessante deste projeto, é que antes o mercado financeiro só enxergava quem deixou de pagar, ou seja, apenas os “maus pagadores”. Agora poderá mensurar de forma positiva o cadastro das pessoas. 

De forma geral, o mercado vê com bons olhos este projeto, pois acredita-se que o Cadastro Positivo pode estimular o consumo facilitando o crédito aos bons pagadores, o que pode acarretar até mesmo em uma queda de inadimplência.

Vale lembrar que o Cadastro Positivo não gera restrições ou algo que prejudique você, muito pelo contrário, ele beneficia. Mas se mesmo assim você não desejar fazer parte desta lista, basta procurar os gestores deste banco de dados e solicitar o cancelamento do seu cadastro, podendo da mesma forma retornar quando quiser. Caso queira saber mais, acesse o site do Serasa ou o site Boa vista.  

Lembre-se: planejar o futuro lhe ajuda e construir um presente mais sólido e facilita seu dia a dia. 

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br
COMPARTILHAR:

Educação Financeira