Uniprime - Cooperativa de Crédito do Norte do Párana

#23 - Vivemos em constante transformação

16 de Setembro de 2019

#23 - Vivemos em constante transformação
Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Vivemos em constante transformação. Todos os dias passamos por mudanças em nossas vidas, afinal, nenhum dia é igual ao outro. Você já deve ter ouvido falar do livro “Quem mexeu no meu queijo?” de Spencer Johnson. Ele retrata exatamente as mudanças da vida, em uma alegoria sobre como nossas vidas podem mudar de várias formas e como as vezes resistimos a mudar, ou simplesmente, não percebemos o quanto essas mudanças podem nos impactar de forma significativa. Um exemplo disso é a nossa situação financeira, que pode ter seus altos e revezes.

Utilizando este exemplo, vale a reflexão: como fica o seu planejamento financeiro quando isso acontece? Acalme-se! Não é porque você organizou e pensou seus passos de uma forma, que eles não poderão ser alterados. É preciso entender que é possível alcançar os mesmos resultados, com diferentes formas de planejamento. Talvez seja necessário alterar o valor a investir, talvez tenha que mudar o prazo para realizar algo... O fato é que precisamos ter flexibilidade para acompanhar todas as nuances da vida e para assimilar as mudanças rapidamente, podendo assim, traçar novos caminhos.

Por isso, estar atento ao que ocorre no mercado financeiro é essencial. Todos os dias temos notícias sobre os mais variados temas, como inflação, PIB, taxas de desemprego, taxa Selic, entre outros. Mas afinal, o que você deve entender de tudo isso?

Claro que todos estes indicadores se unem em uma teia muito importante chamada economia e nenhum deles é dispensável. Mas estar atento e acompanhar seu planejamento de perto faz toda diferença.

Sendo assim, é interessante filtrar as notícias relacionadas aos seus investimentos. Por exemplo, se você estiver investindo em produtos de renda fixa, é importante estar atento aos assuntos sobre a taxa Selic, pois se ela cai, seu dinheiro rende menos, por consequência você pode demorar mais para comprar aquele carro que você queria. Então, como medida a resolver, você tem duas alternativas: buscar outro investimento que, apesar de mais arriscado, lhe traga melhor investimento, ou aumentar o valor investido, mensalmente para compensar a rentabilidade abaixo do necessário.

Esse é apenas um exemplo do quanto as mudanças que ocorrem no nosso dia a dia podem impactar diretamente em nosso planejamento financeiro. Portanto, fique atento, mantenha-se informado e sempre disposto a reagir quando necessário.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br 
COMPARTILHAR:

Educação Financeira