EDIÇÃO Nº 25 - NOVEMBRO/2020

Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Fique atento às recomendações médicas e previna-se

Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
Você certamente já ouviu falar sobre Outubro Rosa e Novembro Azul, certo? Mesmo com as intensas campanhas e dois meses dedicados para falar sobre o assunto, o câncer de mama e o câncer de próstata ainda assolam milhares de brasileiras e brasileiros, respectivamente, todos os anos. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), publicados em maio de 2020, são estimados para este ano no Brasil cerca de 66.200 novos casos de câncer de mama, e cerca de 65.800 novos casos de câncer de próstata. 

A prevenção de ambos tipos de câncer está diretamente relacionada na execução de exames periódicos, a fim de um diagnóstico precoce e, conseqüentemente, maiores chances de cura. 

Ainda de acordo com o INCA, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sintomas) entre mulheres de 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. No caso do câncer de próstata, exames como o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) possibilitam a detecção precoce do câncer e, assim, melhoram as chances de tratamento.

Na Uniprime, a causa é amplamente valorizada e merece atenção especial. Por isso, a cooperativa se dedica na construção de informativos para colaboradores e cooperados, a fim de conscientizá-los sobre riscos e prevenções. 

Para mais informações, consulte seu médico de confiança e previna-se!

Jornalista Responsável: Loraine Santos