EDIÇÃO Nº 23 - JULHO/2020

Navegue com segurança

Dicas simples para prevenir fraudes durante os acessos digitais

Navegue com segurança
Os canais digitais de atendimento se evidenciaram como grande alternativa aos consumidores e empresas durante a pandemia da COVID-19. Embora não seja uma novidade, a utilização da Internet para o acesso a serviços ainda gera desconfiança em grande parte da população, principalmente quando se trata da segurança de dados bancários.

“A Uniprime possui equipe própria de prevenção a fraudes e terceirizada com foco em construção de regras de prevenção e monitoria contínua de transações”, conta Johnny Rodrigues de Mello, Analista de Negócios da Uniprime. Ele ainda lista uma série de medidas simples que os usuários devem tomar para garantir a segurança dos seus dados. Confira:

1. Baixar aplicativos sempre nas lojas oficiais;
2. Ao fazer compras ou acessar o aplicativo do banco, não utilizar redes públicas ou desconhecidas; 
3.  Ao efetuar uma compra, dar preferência a sites e plataformas conhecidas como grandes redes de eletrodomésticos, grandes redes de supermercados e etc;
4. Desconfiar de sites que ofertam produtos a preços muito baixos;
5. Ao pagar um boleto, antes de finalizar o pagamento, verificar se o beneficiário é realmente a pessoa ou empresa correta; 
6. Jamais fornecer os dados do cartão de crédito a terceiros, seja por telefone, whatsApp ou presencialmente;
7. Ao viajar para o exterior, utilizar o cartão sempre com chip e senha, evitando uso da tarja.

Mello alerta ainda para um golpe chamado de Phishing, que vem sendo muito explorado durante a pandemia, no qual o fraudador envia links maliciosos (via whatsApp, e-mail, SMS ou facebook), geralmente oferecendo descontos ou sorteios, e pedindo para a vítima se cadastrar e/ou fornecer dados pessoais e financeiros. Isso também acontece via telefone e, em alguns casos, é solicitado que a vítima entregue o cartão físico a um estranho que teoricamente se apresenta como representante da instituição financeira.

Fique atento às medidas de segurança e, em caso de dúvidas referentes à Uniprime, consulte imediatamente um Gerente por telefone ou whatsapp.

Outros Artigos

Jornalista Responsável: Loraine Santos