EDIÇÃO Nº 19 - NOVEMBRO/2019

Educação pelo exemplo

5 dicas para ensinar planejamento financeiro para crianças

Educação pelo exemplo
Artigo especial escrito por Juliana Olivieri Refundini, colaboradora Uniprime e profissional com Certificação CFP®

O nascimento de um filho também é marcado pelo nascimento dos pais, que iniciam um aprendizado sobre como educar e cuidar do filho. Porém, muitas vezes por instinto protetor, acabam blindando-o de como lidar com o dinheiro. Na maioria das vezes, os problemas financeiros da fase adulta, podem ser evitados se alguns princípios forem introduzidos na fase infantil. 

Então, vamos a algumas lições que nossos pequenos podem aprender desde cedo:

1. Presenteie seu filho com um cofrinho, principalmente os pequeninos, incentivando-o a poupar moedinhas, pois através de suas economias, que ele poderá conquistar seus objetivos; 
2. Já para os maiorzinhos estipule uma mesada, que poderá ser semanal, quinzenal ou mensal. O que importa é que eles aprendam a administrar seu orçamento;
3. Estimule que eles tomem nota de que estão gastando seu dinheiro, além de aprender a poupar, terão consciência de onde estão gastando seus recursos. 
4. Mostre a ele como você administra o orçamento de casa, e ele poderá entender melhor as responsabilidades que tem, e a importância de se planejar.
5. Levá-lo ao mercado, para que ajude a fazer escolhas e substituições quando necessário, assim facilitará o entendimento de como administrar o orçamento doméstico.

Para mais informações, acesse nosso site e confira todos os artigos na aba Educação Financeira.
 

Jornalista Responsável: Loraine Santos