EDIÇÃO Nº 15 - MARÇO/2019

Mulheres em destaque

Presença de mulheres em cargos estratégicos é cada vez maior

Mulheres em destaque
Comemorado no dia 8 de março, o Dia da Mulher relembra a luta das mulheres desde o final do século XIX por melhores condições de vida e trabalho. A data é para ser comemorada, em razão dos avanços conquistados pelas mulheres nos últimos tempos, mas ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em toda sociedade.

Hoje, vivemos em um cenário muito diferente do que há décadas. As mulheres estão cada vez ocupando seus lugares dentro das empresas, subindo em níveis hierárquicos e assumindo posições de liderança. De acordo com a pesquisa International Business Report (IBR) - Women in Business, realizada pela Grant Thornton, de 2017 para 2018, a presença das mulheres em cargos de liderança passou de 66% para 75% ao redor do mundo. No Brasil, 29% das companhias possuem mulheres em postos de chefia, ultrapassando a média global que apresentou 24%. 

Os números mostram uma real preocupação com diversidade nas empresas, e que as políticas de inclusão já se tornaram uma prática real. Na Uniprime Norte do Paraná, a realidade não é diferente. Além de serem a maioria quando considerado o número total de colaboradores, 56% do cargo de Gerente de Agência pertencem às mulheres. E, apesar de representarem pouco mais de 45% do quadro total de cooperados da Uniprime, nota-se um forte crescimento na quantidade de cooperadas mulheres a cada ano.

"Reconhecidas pelo olhar mais empático para tomar decisões diárias e um modelo de gestão próprio e dinâmico, as mulheres conseguem administrar o tempo como ninguém e têm fome de transformação", comenta Ângela Beatriz Briganó, Analista de RH da Uniprime. Apesar das conquistas, a luta ainda permanece. A constante existência de estereótipos e opiniões culturais podem muitas vezes ser barreiras essenciais para o desenvolvimento da carreira de uma mulher. 

Outros Artigos

Jornalista Responsável: Loraine Santos