EDIÇÃO Nº 09 - MARÇO/2018

Solidez e segurança para os cooperados

Saiba mais sobre a importância da auditoria para orientar a dinâmica da Uniprime

Solidez e segurança para os cooperados
Auditoria é uma avaliação cuidadosa e sistemática das atividades desenvolvidas por determinada empresa, cujo objetivo é analisar se ela está atuando de acordo com as políticas previamente definidas. No caso de uma cooperativa de crédito, a auditoria verifica se a instituição está cumprindo as normas do Banco Central que garantam segurança aos cooperados.

“Aqui na Uniprime Norte do Paraná, além das auditorias realizadas pela Uniprime Central, que são obrigatórias, nós contamos com uma equipe interna de auditores, responsáveis por fiscalizar semestralmente as agências e áreas de suporte, com objetivo de constatar a regularidade nos serviços e operações”, relata Valmor Moreira, Gerente de Controladoria da cooperativa.

A Uniprime possui também, duas auditorias independentes de nível global “A PricewaterhouseCoopers (PwC) que atua focada nos balanços contábeis da cooperativa e garante maior transparência, a fim de agregar valor e fortalecer a confiança de investidores”, e a empresa Bauer Auditores Associados, que leva em consideração os procedimentos de controles internos da cooperativa, a materialidade de suas contas, a complexidade das atividades econômicas da entidade e os riscos inerentes às atividades da instituição, explica o Gerente.


Valmor Moreira, Gerente de Controladoria.

Além das auditorias, a cooperativa possui um departamento exclusivo para análise de riscos. “Além de sermos atendidos pelas agências globais de classificação de risco perante o mercado, como a Fitch Ratings e a LFRating, nossa equipe interna executa constantemente o gerenciamento e controle efetivo dos números da cooperativa, atuando exatamente de acordo com as normativas da Receita, as questões tributarias e o conselho fiscal”, explica Altair R. Mata, Analista de Riscos.

De acordo com a última avaliação realizada pelas agências globais, a Uniprime possui baixa expectativa de risco de inadimplência a longo prazo e forte capacidade de pagamento de seus compromissos financeiros. “Temos o compromisso de gerar riqueza e desenvolvimento para nossos cooperados. Por isso, a transparência é um valor essencial para gerar confiança no momento de optarem sobre onde investir o dinheiro”, conclui Altair.


Altair R. Mata, Analista de Riscos.

Jornalista Responsável: Loraine Santos