EDIÇÃO Nº 20 - JANEIRO/2020

Comece o ano planejando

Mudar hábitos e saber investir são passos importantes para um bom planejamento financeiro

Comece o ano planejando
O planejamento financeiro é uma excelente forma de reduzir gastos, poupar dinheiro e se preparar para um futuro tranquilo. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto e não sabem por onde começar. Uma dica é mudar hábitos que só dependem de você, como por exemplo, consumir de uma forma mais consciente. 

“É muito importante aprender a ‘gastar melhor’, colocando dinheiro em algo que seja realmente útil e não sair comprando por impulso.  Vale lembrar que obter descontos pagando à vista faz parte da política de ‘gastar bem’, pois você faz seu dinheiro render mais”, explica Juliana Olivieri Refundini, Gerente de Agência em Marília - SP e profissional com Certificação CFP®.

Outra dificuldade comum entre os brasileiros é saber onde e quanto investir. Entre os erros mais praticados, está o de querer guardar somente o dinheiro que sobrar na conta, quando o melhor caminho é investir parte do dinheiro e fazê-lo trabalhar por você. “Observe a instituição que você estiver investindo e lembre-se que todo investimento tem um certo risco, por menor que ele seja. Não existe mapa do tesouro, quem quiser lhe vender a mina de ouro ou muitas facilidades, desconfie sempre! Seu investimento deve ser de acordo com seu perfil de investidor. Planeje pensando no futuro, porém lembre-se que esse planejamento deve começar hoje!”, conclui a Gerente.

Ainda não sabe qual é o seu perfil de investidor? Clique AQUI e faça já o teste.


Juliana Olivieri Refundini, Gerente de Agência em Marília - SP.

Jornalista Responsável: Loraine Santos